Por Henrique Freitas

De 15 a 18 de julho deste ano estive em São Paulo para participar do CSE 2008 (IEEE 11th International Conference on Computational Science and Engineering). Apresentei dois artigos sobre Networks-on-Chip, mostrando sua influência para a área de processamento paralelo. Nesta viagem o doutorando Rodrigo Righi, também da UFRGS, teve a oportunidade de apresentar o Portal ICE, em outras palavras, um software de gerenciamento de clusters de alto desempenho através de serviços Web.

A conferência principal (CSE) foi composta por um simpósio (SEC) e quatros workshops (WCEMP, WSCEE, PerGrid, Web2Touch) que travavam de assuntos mais específicos sobre algumas áreas da computação e da engenharia. Quatro Keynote Spearkers apresentaram trabalhos interessantes que abordavam temas referentes ao processamento paralelo, processadores multi-core, programação paralela e aplicada, além de cloud computing.

Por se tratar de uma conferência internacional, alguns números interessantes:
Foram submetidos 290 artigos para o CSE.
Destes, apenas 20% foram selecionados para apresentações em São Paulo.
Quinze países tinham representantes no evento, que aconteceu nas dependências da Escola Politécnica da USP em São Paulo.

17-07-08_1449.jpg

Ainda não está certo, mas pelas conversas de corredores, o CSE 2009 deve ser nos EUA ou Canada

Last edited Jul 21, 2008 at 8:43 PM by henrique, version 3

Comments

No comments yet.