Por Manuela Klanovicz Ferreira

Entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro de 2008, participamos novamente do SBAC-PAD 2008 e do WSCAD 2008, que este ano ocorreram em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Quase todos os integrantes do GPPD.
Vários integrantes do GPPD apresentaram artigo durante a conferência, entre eles o doutorando Henrique Freitas, que junto comigo desenvolve o projeto VISA, e o aluno de UFRGS Laércio Pilla, que assimiu o projeto HPCCCS.
Alguns alunos e professores do projeto de Interoperabilidade fizeram uma presentação no terceiro dia do evento sobre os projetos desenvolvidos. A apresentação iniciou com Djalma Andrade apresentando o projeto e em seguida passando a palavra a alguns alunos da UNICAMP, para falarem sobre o seu projeto que cria um portal Web para a submissão de jobs em servidores remotos e possivelmente distribuídos. Em seguida, o professor Nicolas Maillard da UFRGS apresentou o projeto MPIHASH para desenvolver o que ainda não está presente nas bibliotecas de MPI para C#. Por fim, o aluno de graduação da UFRGS Laércio Pilla apresentou a continuidade do projeto HPCCCS que irá tratar de computação de alto desempenho em GPUs. E eu apresentei o projeto VISA.
Dos artigos apresentados, tanto na SBAC como no WSCAD, poucos falavam sobre virtualização, mas falou-se bastante em multi-core. Entretanto um curso sobre virtualização foi ministrado pelo professor da UFRGS Alexandre Carrissimi.
Participei do minicurso sobre o CUDA, que deu uma boa introdução de como iniciar a programação em GPUs. Aliás, as GPUs estavam entre os assuntos mais apresentados no evento, dividindo espaço com memórias transacionais, multi-cores e Simultaneous MultiThreading (SMT).

Algumas fotos:


Abertura do oficial do SBAC-PAD
PIC_0934.JPG

Eu apresentando o projeto VISA
PIC_0960.JPG

Os membros do grupo de Interoperabilidade presentes
PIC_0962.JPG

Last edited Nov 6, 2008 at 3:47 PM by mkferreira, version 5

Comments

No comments yet.