Resolvendo problemas na instalção do SystemC e ArchC

Como tive diversos problemas na instalação dessas ferramentas, resolvi colocar aqui uma descrição de como finalmente obtive sucesso nessa tarefa.
A maioria dos problemas foram causados pelo fato de eu possuir uma versão mais recente do gcc em meu computador e não querer desinstalá-la. Assim, em vários scripts, onde era invocado gcc foi necesssário modificar e colocar gcc-versão.
O sistema operacional utilizado na instalação foi: Mandriva, kernel Linux 2.6.17-14mdv.

Vamos aos passos para a instalação das ferramentas:

Intalar uma versão antiga do gcc

Um dos primeiro problemas a resolver é que o SystemC e o ArchC necessitam de uma versão antiga do gcc, eu no caso instalei a versão 3.3.6. É preciso instalar o pacote que dá suporte à compilação da linguagem C e o pacote que dá suporte à compilação da linguagem C++.
No caso do Mandriva, instale os pacotes rpm: gcc3.3-3.3.6-3mdki586, gcc3.3-c++-3.3.6-3mdk.i586 e gcc3.3-cpp-3.3.6-3mdk.i586.

Instalar binutils

Instalei uma versão antiga da binutils a 2.16 (procure binutils-2.16.tar.gz).
Se você possui apenas a versão 3.3.6 do gcc instalada em seu computador, siga as instruções do arquivo README do binutils.
Caso, como eu, você possua alguma versão mais nova do gcc, vá ao diretório onde os arquivos do binutils foram descompactados e digite na linha de comando:
CC=gcc-3.3.6 CXX=g++-3.3.6 ./configure
make
make install
make distclean

Instalar o SystemC

Eu tive problemas ao tentar instalar a versão 2.2 do SystemC, por isso, optei por instalar a versão 2.0.1, para baixá-la é preciso se cadastrar no site do SystemC. Procure o arquivo systemc-2.0.1.tar.
Se você possui somente a versão 3.3.6 do gcc em seu computador, execute os comandos do arquivo INSTALL.
Se, como eu, você possui mais de uma versão do gcc, vá ao diretório onde foi descompactado o arquivo do systemC e abra o arquivo configure, na linha 1353 substitua “c++ | g++” por “c++ | g++-3.3.6”. Salve e feche.
Por linha de comando execute:
CC=gcc-3.3.6 CXX=g++-3.3.6 ./configure
make
make debug
make install

Instalando o ArchC (procure archc-v1.6.0.tgz)

No diretório onde foram descompactados os arquivos do ArchC abra o arquivo Makefile, na linha 4 substitua “CC := gcc” por “CC:= gcc-3.3.6”. Salve e feche.
Por linha de comando execute:
make


Depois desses passos, foi possível gerar simuladores e assemblers como descrito na documentação do ArchC em “ArchC Quick Start” sem nenhum erro de compilação ou execução.

Last edited Aug 19, 2008 at 6:28 PM by mkferreira, version 4

Comments

No comments yet.